12/11/2013

Uma boa alimentação depende da qualidade dos alimentos

Guardar produtos da forma correta, além de fazer com que eles durem mais na geladeira, é a certeza de uma refeição mais saudável e sem riscos de contaminação

A cada dia novos estudos comprovam o benefício que uma alimentação saudável e balanceada tem na nossa saúde. Seja para ajudar a tratar e evitar doenças de diferentes origens, como as cardíacas ou o câncer, seja para nos deixar mais fortes. O que é sempre uma boa notícia!

Mas a verdade é que, para poder usufruir todo o benefício dos alimentos, eles devem ser ingeridos em sua melhor forma. Separamos abaixo algumas dicas para ajudá-lo a conservar os produtos da forma correta na geladeira:

Carnes, frangos, peixes: devem ficar sempre na parte superior da geladeira, onde as temperaturas são mais baixas. Se for demorar para consumir, melhor congelar, principalmente frangos e peixes.

Ovos, leite e derivados: também precisam estar bem acondicionados, em temperaturas baixas. Por isso, coloquem na prateleira  logo abaixo. E atenção: os ovos devem ser guardados limpos  e fora da porta. Abrir e fechar a porta faz com que a temperatura oscile muito, o que faz com que eles estraguem mais rapidamente.

Comidas prontas, como arroz feijão, carne  e doces: podem ficar nas prateleiras do meio. Os temperos acabam fazendo o papel de conservantes.

Enlatados: esses alimentos também podem ficar nas prateleiras mais baixas, mas é importante trocar o recipiente. Tire da lata e coloque em potes de vidro ou plásticos, sempre com tampas.

Legumes e frutas: podem durar até sete dias na gaveta inferior da geladeira, mas é importante que sejam guardados em sacos, separadamente.

Verduras e temperos: as folhas devem ser lavadas antes de ir para a geladeira, e as machucadas devem ser descartadas. Os temperos, melhor embalar em sacos de papel ou em recipiente forrados com papel toalha. Também ficam na parte inferior da geladeira, e duram até quatro dias.

Água, refrigerante, cerveja: esses produtos podem ficar na porta, assim como o vinagre.

Deixe seu comentário