18/09/2012

VÁ DE TAPAS!

Aperitivos tradicionais da Espanha estão em alta no Brasil

 Depois da invasão da culinária japonesa no país, os sabores espanhóis estão fazendo a cabeça e o paladar dos brasileiros. Além da já tão conhecida Paella, a tendência do momento são as tapas: tira-gostos ou aperitivos que podem ser servidos frios ou quentes antes das refeições, ou até mesmo substituí-las, sempre acompanhados por uma boa bebida.

Existem diversas versões para sua origem, que vão desde a ligação com o verbo tapar em um velho costume da Idade Média (quando os copos de vinho eram servidos com uma fatia de presunto, queijo ou mortadela por cima) até a ligação com os árabes e seus tradicionais antepastos. Originalmente, as tapas consistiam em azeitonas simples ou recheadas, fatias de mortadela, presunto, queijos, legumes marinados e tortillas (as clássicas omeletes espanholas com batatas e cebolas), servidos com palitinhos ou sobre uma fatia de pão e para serem comidos em um ou dois bocados, sempre acompanhados de um bom azeite. Ao longo do tempo, foram incorporados outros embutidos e queijos variados, frutos do mar, peixes em conserva ou empanados. Mais tarde, vieram os tomates, ovos, pimentões e cogumelos recheados, os molhos diferentes e os detalhes de finalização.

Independente dos ingredientes, a arte de “ir de tapas”, como se diz em terras espanholas, ou “tapear”, muito se assemelha a de “beliscar” ou “petiscar” dos brasileiros, um dos motivos do sucesso dos pratos por aqui. Então, a sugestão do blog Angeloni é: exagere nas tradicionais fatias de pão como base, com as mais variadas coberturas, e misture o sabor da Espanha com o do Brasil! Ou então, surpreenda amigos e familiares com uma receita tradicional e “dê um tapa” você também!

MONTADITOS COM PESTO DE MANJERICÃO E PRESUNTO

INGREDIENTES

  • fatias de pão
  • fatias de presunto pata negra
  • fatias de presunto cozido
  • folhas de manjericão para decorar
  • azeite

Pesto de Manjericão:

  • 50 gramas de folhas de manjericão gigante
  • 1 colher de sopa de pinoli (semelhante a uma amêndoa, mas de tamanho bem reduzido, muito usado na cozinha árabe )
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão
  • quanto baste de azeite
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO
Pincele azeite nas fatias de pão e leve ao forno pelo tempo necessário para dar uma tostada, mas com cuidado para que não vire torrada.

Faça o pesto da seguinte forma: em um mini-processador, coloque as folhas de manjericão, o pinoli e um pouco de azeite. Processe até que vire uma pasta homogênea. Acrescente mais azeite se necessário. Junte o parmesão e processe novamente. Acerte o sal.

Depois que as fatias de pão estiverem frias, passe o pesto em um dos lados do pão e disponha uma fatia de presunto pata negra por cima. Decore com folhinhas de manjericão e regue com um fio de azeite.

Deixe seu comentário