17/02/2012

VALE POR UMA REFEIÇÃO

Saladas podem conter tudo que o organismo precisa e ainda ajudar no bem-estar

Os dias quentes do verão brasileiro pedem uma alimentação leve e saudável. Então, nada melhor do que incorporar saladas que podem substituir uma refeição no seu dia a dia. Para que isso seja feito da forma correta, leve em conta os três tipos de alimentos que compõem uma dieta balanceada e aplicar nos ingredientes de uma salada: os energéticos (HC), construtores (proteínas) e os reguladores que são as frutas e legumes.

“Estes três tipos de alimentos suprem as necessidades de vitaminas, fibras, minerais e energéticas”, afirma o nutricionista Jaques Miguel. “Porém é uma refeição hipocalórica, ideal para quem quer perder peso”, ressalta.

A salada deverá conter, além de folhas e legumes, queijos, azeites, frutas e ainda tubérculos – como cará, inhame, batatas, mandioca e mandioquinha – que ajudam a repor os gastos energéticos. “E não se esqueça, quanto mais colorida, melhor”, reforça Jaques.

O blog Angeloni traz, então, uma receita de salada para substituir uma refeição sem prejuízo ao organismo e ideal para evitar a sonolência costumeira após a alimentação.

Ingredientes:

- Um pé de alface

- Uma cenoura ralada

- Uma manga cortada em pedaços

- 50 g de nozes picadas

- Um tomate médio cortado em lâminas

- 150g de queijo Minas cortado em quadrados pequenos

- 100g de inhame

Molho:

- Azeite de oliva de boa qualidade

- Duas colheres de sopa de manjericão

- Duas colheres de gengibre ralado

- Suco de um limão

- Sal a gosto

Rendimento: 4 porções

 

Deixe seu comentário