30/01/2013

VINHOS DE VERÃO E HARMONIZAÇÕES

Confira dicas e opções e sirva bem nesta estação. 

Bons vinhos vão sempre bem em qualquer época do ano, apesar de seu consumo normalmente ser influenciado pelas estações. Para aquecer no inverno, imperam os tintos potentes, enquanto no verão os brancos ou rosés são opções para refrescar.

Faz sentido, mas há exceções.

Os vinhos tintos feitos de uvas Merlot, Shiraz e Tempranillo funcionam bem nesta estação. A Pinot Noir também produz vinhos mais leves, principalmente em vinhos do Novo Mundo – evite principalmente chilenos e argentinos com o teor alcóolico de 14,5% ou superior, que não funcionam bem em temperaturas mais altas.

A Cabernet Sauvignon também pode criar vinhos leves e com um pouco de frescor, mas somente se for utilizada para isso.

Apesar de ser verão, o tinto pode ser nosso companheiro de churrasco, e se o tempo estiver mais quente, aproveitamos refeições leves ao ar livre com um vinho branco ou um espumante. Afinal, desfrutar de um vinho tem mais a ver com o que e onde comemos.

Trouxemos opções de vinho para você desfrutar com grande prazer nesta estação.

Chandon Réserve Brut

Espumante elaborado a partir do clássico “assemblage” de três variedades da Serra Gaúcha – Riesling Itálico, Pinot Noir e Chardonnay –, esse rótulo revela a sutileza aromática de maçã verde e frutas secas em um paladar bem equilibrado. A harmonia fica perfeita em saladas, queijos leves e aperitivos.

Estampa Reserve 2011 Sauvignon Blanc

Vinhos brancos são daqueles sem complicações: apesar de serem mais frutados, costumam ser ponderados. Esse chileno de boa acidez combina com pratos da cozinha japonesa ou de influência oriental, como sushis e coquetéis de camarão, e vai muito bem com sobremesas. Você consegue notar o perfume de maça e toranja, no paladar cítrico e seco.

Mallard-Gaulin Bourgogne Pinot Noir 

Esse tinto francês pode ser a combinação perfeita para a carne do churrasco. De cor vermelho púrpura, oferece ampla gama de aromas de frutas vermelhas com toque de alcaçuz em seu paladar balanceado com taninos suaves. Mas se você quer uma opção mais leve e refrescante, surpreenda-se com um vinho rosé.

Hill&Dale Merlot Rosé

Poderoso também na harmonização de carnes defumadas e saladas verdes, esse sul-africano de bom frescor traz um intenso perfume de frutas vermelhas, e apesar de seco, dá a impressão de ser suave.

Escolha o que você mais gosta e aproveite!

Se for dirigir, não beba.

Deixe seu comentário