21/06/2013

Vinhos para vegetarianos

Quem não come carne também tem opções de bons vinhos para acompanhar as delícias vegetarianas

Muita gente acha que a harmonização de cardápios e vinhos está ligada, necessariamente, a pratos que têm carnes ou peixe. Mas isto é apenas um mito, já que é possível combinar vinhos das mais diversas uvas com opções vegetarianas – até mesmo o tofu pode ser acompanhado por uma boa bebida. Saiba quais as uvas que complementam o sabor dos pratos vegetarianos no segundo post de nossa série sobre harmonização.

Para versões de massas com molho de tomate, os mais indicados são os tintos leves, como Pinot Noir ou Saumur. No caso de molhos cremosos, os vinhos ideais são os brancos Chadornay (desde que sem notas de carvalho) e o Pinot Blanc. Quiches, omeletes e pizzas são bem acompanhados por tintos leves, como o Beaujolais, Valpolicella e Dolcetto. Até mesmo hambúrgueres vegetarianos podem ser harmonizados: neste caso, opte por um shiraz ou chianti. Pratos à base de tofu, como lasanhas, vão bem brancos mais neutros, como riesling ou chadornnay, e caçarolas à base de vegetais e tortas e pastelões combinam com tintos do Sul da França, da Califórnia ou do Sul da Itália.

Geralmente, quem não come carne também se preocupa com o meio ambiente e com os processos pelos quais passam a fabricação dos alimentos. Neste caso, uma opção para eles são os vinhos naturais, orgânicos ou biodinâmicos. Estas três vertentes são produzidos sem defensivos agrícolas nos vinhedos, e levam em conta diversos procedimentos para serem feitos com o menor impacto ambiental possível. Atualmente, é possível encontrar rótulos certificados por diversos institutos no mundo – inclusive no Brasil.

Na Adega Angeloni você encontra as melhores opções para harmonizar seu cardápio. Visite uma de nossas unidades, ou compre pelo site.

Deixe seu comentário