29/04/2014

VOCÊ SABE LER OS RÓTULOS DOS ALIMENTOS?

Aprenda a decifrar todos aqueles números e dados que aparecem nas embalagens

Saber ler a tabelinha nutricional que aparece nos rótulos dos produtos industrializados faz toda a diferença para quem deseja ter uma alimentação saudável –e principalmente para quem quer ou precisa controlar algum tipo de nutriente ou substância.

É nessa tabela que constam, segundo exigência da Anvisa, valores energéticos e quantidades de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio presentes no alimento. E isso não é bobagem.

Saber exatamente o quanto se está consumindo de cada nutriente em relação às necessidades diárias evita ganho de peso, problemas no coração, mal funcionamento do intestino, pressão alta e uma série de outros problemas.

Agora fique atento: em geral, a quantidade total aparece na frente da embalagem. Atrás, ficam os valores por porção, como xícara de chá, prato raso… Quer saber mais? Listamos os tópicos, na mesma ordem em que eles aparecem nos rótulos. Vamos lá:

Porção (em g ou ml): traz a quantidade média recomendada que um adulto saudável deve consumir daquele alimento por vez.

%VD: sigla para Valor Diário, indica a quantidade de calorias e de nutrientes que o alimento traz em relação a uma dieta de 2.000 calorias. Se tiver, por exemplo, 80% de carboidratos, significa que só aquele alimento corresponde a quase tudo o que se pode consumir no dia.

Valor energético: mostra a quantidade de calorias (kcal) que o alimento tem. Se o valor aparecer em quilojoules (kJ), saiba que 1 kcal corresponde a 4,2 kJ.

Carboidratos: garante energia para o nosso corpo. Quando não utilizada, é estocada na forma de gordura. Por isso, preste atenção aos alimentos com alto índice do nutriente, como pães, batatas, massas, farinhas e doces.

Proteínas: em doses corretas, mantêm a saúde em dia e dão saciedade. Carnes, derivados de leite, feijão, grão de bico, quinua e soja contêm boas doses do nutriente. A necessidade diária é de 75 g.

Gorduras totais: representam a soma de todos os tipos de gordura: poli-insaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans. São energéticas e ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K. Mas, atenção, abusar delas pode levar a ganho de peso. Necessidades diárias: 55 g.

Gorduras saturadas: encontradas sobretudo nos produtos de origem animal, como carnes, pele de frango, leite integral, queijos e manteiga. Em excesso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Por isso, evite alimentos com %VD alto.

Gorduras trans: aparece em produtos industrializados que levam gorduras vegetais hidrogenadas, como bolachas, margarinas e salgadinhos em geral.

Fibra alimentar: é essencial para o organismo funcionar: regula o intestino, controla taxas de glicemia e colesterol e ajuda a dar saciedade. A necessidade diária é de 25 g.

Sódio: apesar de ser importante para o desempenho do cérebro e do corpo, em excesso pode provocar retenção de líquidos e pressão alta. A necessidade diária é de 2.400 mg.

 

Deixe seu comentário