17/09/2014

Como configurar o Facebook para ver só o que interessa

Rede social permite salvar posts para ver depois e ocultar notificações indesejáveis

O Facebook é a maior rede social do mundo: mais de 1 bilhão de usuários estão cadastrados na plataforma. Tanta popularidade tem um lado bom e um ruim.

A rede permite acompanhar, entre notícias, vídeos engraçados e atualizações dos amigos, uma enxurrada de conteúdo diversificado. Às vezes fica até difícil acompanhar. Mas a empresa de Mark Zuckerberg está tentando melhorar isso: a mais nova atualização do site é permitir salvar páginas para ler depois (veja abaixo como fazer).

E, para quando o conteúdo que aparece na timeline não interessa para ler depois nem agora também, há remédio. O mesmo vale para aquelas notificações de “fulano convidou você para jogar o jogo tal” ou ” fulano marcou você em uma publicação” -em geral de propagandas que só interessam à própria pessoa. Veja como fazer um filtro no Facebook para ver só o que interessa a você:

Salvar página para ler depois: a novidade funciona para links externos. Clique na setinha do lado superior direito e em “Salvar – título do post”. Depois de salvar a primeira postagem e atualizar seu perfil, no lado superior esquerdo, abaixo da sua foto, aparecerá a aba “Salvo”, onde você encontrará o que guardou.

Bloquear convites para jogos: vá em “Configurações”, clicando no triângulo no lado superior direito. Do lado esquerdo, clique em bloqueio e você poderá digitar os nomes daqueles amigos que vivem te convidando para os joguinhos, bloqueando essas postagens. A mesma aba permite bloquear usuários, aplicativos, convites para eventos e colocar pessoas na listas restrita -elas só veem suas postagens públicas.

Impedir que me marquem em publicações: clique no triângulo no canto superior direito, na sequência em “Configurações” e, do lado esquerdo, em “Linha do tempo e marcações”. Ative a opções “Analisar as publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha do tempo?”

Bloquear os chatos no bate-papo: na caixinha do bate-papo, vá em “Opções” (símbolo de engrenagem), “Configurações avançadas” e configure quem poderá ver você online.

Deixar de ver publicações de alguém sem precisar desfazer a amizade: você não precisa bloquear aquela pessoa que só posta bobagens. Vá em qualquer um dos posts dela, clique na seta no lado superior direito e clique em “Deixar de seguir”.

Deixe seu comentário