20/06/2011

Entenda a tecnologia 3D.

Quando falamos em tecnologia 3D, não estamos falando exatamente de algo novo.  O primeiro filme colorido 3D foi produzido há mais de 65 anos, mais precisamente em 1935. Em 1950, com a popularização das TVs, foram produzidas muitas películas em 3D também.

Com o tempo, a tecnologia 3D parece ter sido quase esquecida e deixada em segundo plano. Contudo, nos últimos anos assistimos a uma explosão de novos filmes produzidos em três dimensões.

A tecnologia evoluiu e saiu dos cinemas para invadir nossas casas e vidas em diversos equipamentos diferentes. Hoje, já vemos nas prateleiras, além de TVs 3D, também notebooks, monitores, smartphones e tablets.

Óculos 3D passivos e ativos.

Os óculos 3D são um componente essencial da atual tecnologia 3D, permitindo a percepção de profundidade das imagens. A ideia por trás dos óculos 3D é bastante simples: cada lado dos óculos bloqueia a imagem que será vista pela outro olho. Assim, cada olho percebe uma imagem diferente, formando a percepção de 3D.

Hoje, os óculos 3D existentes podem ser divididos em duas categorias: ativos e passivos.

3D ativo: Conhecidos como ‘Shutterglasses’, utilizam tecnologia  LCD nas lentes. Quando uma voltagem é aplicada, a lente escurece, ‘fechando a persiana’ (shutter significa persiana). Esse movimento é sincronizado com a tela que exibe a imagem 3D. Assim, cada olho acaba enxergando um ângulo diferente da imagem, criando o efeito de profundidade.

Os óculos 3D ativos ainda são os mais utilizados por terem uma implementação mais barata e serem mais fáceis de manipular.

Apesar de ser uma tecnologia mais barata para as empresas, os óculos em si são bem mais caros que os polarizados (passivos). Além disso, como usam bateria, precisam ser recarregados de tempos em tempos.

3D passivo: Os óculos polarizados são velhos conhecidos. Afinal, são os mesmos utilizados no cinema 3D.

Essa tecnologia ainda não é utilizada em larga escala nos dispositivos modernos, simplesmente porque sua implementação é um pouco mais difícil. Isso, felizmente, está mudando, e algumas TVs já estão sendo lançadas fazendo uso destas lentes.

Eles funcionam bloqueando certos comprimentos de onda da luz visível. Uma lente utiliza a polarização vertical, enquanto a outra, horizontal.

As vantagens são muitas. Os óculos são dezenas de vezes mais baratos, facilitando a compra de várias unidades para quando você quiser ver um filme com amigos. Além disso, os mesmos óculos podem ser utilizados em qualquer dispositivo que use o 3D passivo e não precisam de recarga, já que não utilizam pilhas ou baterias.

Agora que você já sabe a diferença, em um próximo post falaremos sobre os produtos que estão chegando ao mercado para oferecer o melhor da experiência 3D na sua casa.

1 comentário

  • Omar - 20 de junho de 2011

    Pena que quem tem algumas doenças dos olhos ainda não consegue aproveitar o 3D.


Deixe seu comentário