04/01/2013

O que podemos esperar do mundo tech em 2013 – Google

Google Project GlassEm 2012 vimos nascer o protótipo de algo que pode fazer nossas vidas mudar para sempre. A Google nos apresentou o Project Glass, um ousado projeto que usa a realidade aumentada para facilitar a comunicação e o compartilhamento de experiências. Imagine resolver boa parte dos seus problemas sem ter que colocar a mão no bolso. Ler e-mails, fazer videochamadas, fotografar ou filmar um momento são algumas das muitas possibilidades que o Project Glass promete. A Google divulgou um vídeo (abaixo) com várias funcionalidades do que pretende criar. O protótipo ainda não tem data de lançamento, mas 2013 promete grandes avanços para o Glass.

O Android cresceu assustadoramente em 2012, passando a ser o sistema operacional mais usado do mundo, batendo o iOS (iPhone/Apple) em vários países. Um dos objetivos da Google em 2013 é lutar contra o principal problema do Android: a segmentação. Existem muitos aparelhos no mercado com várias versões diferentes do Android, isso pode ser um grande problema para os desenvolvedores de aplicativos. A série de smartphones Nexus surgiu para lutar contra essa segmentação, oferecendo um Android puro, sem nenhuma modificação, o que facilita para o aparelho sempre estar atualizado com a versão mais recente do sistema. Os Nexus pretendem ficar mais populares em 2013, com versões cada vez mais em conta.

Além de vender aplicativos, a Google Play brasileira agora vende livros e filmes. É possível alugar filmes direto do YouTube por um preço bem camarada. A Google entende o potencial do Brasil e está se focando cada vez mais no mercado nacional. Estima-se que em 2013 poderemos comprar músicas pelo Google Play, prática que já é comum em outros países.

A rede social da Google, Google+, ainda é uma incógnita. Ainda está muito atrás das redes mais populares, como Facebook e Twitter, sem grandes ameaças para o crescimento. A mais recente aposta do Google Plus é um sistema de comunidades misto entre as antigas comunidades do Orkut e os grupos no Facebook. Se a rede crescerá em 2013, nem a própria Google sabe.

Extra: A Califórnia aprovou uma lei para a Google testar carros sem motorista nas ruas. O que a Google está tramando, hein?

Deixe seu comentário