26/02/2014

Seus dados nas nuvens

Conheça as vantagens de organizar fotos, vídeos e músicas em ferramentas gratuitas na web

Dispositivos físicos de armazenamento (como pendrives, CDs, DVDs, etc) vêm sendo substituídos pela chamada nuvem, serviços que possibiltam ao usuário gerenciar e organizar pastas e arquivos diretamente pela web.

Práticos, eles oferecem um bom espaço para que você armazene fotos, textos, vídeos, documentos e até games e os acesse remotamente – indo desde os 2gb (gigabytes) gratuitos oferecidos pelo Dropbox até os 10 tb (terabytes) oferecidos pela Tencent Cloud (empresa chinesa também dona do WeChat), também gratuito. A interface deste último, no entanto, é inteiramente em chinês..

Se você estiver longe do seu computador e precisar de um documento, é só acessar a plataforma do celular, tablet ou outro computador qualquer. Está tudo lá.  O que é uma mão na roda.

O acesso e armazenamento remoto tem se tornado tão popular que os principais gigantes da informática, como Google, Microsoft e Amazon, oferecem este tipo de serviço gratuitamente.  Uma boa dica para quem precisa de mais espaço pode ser combinar o uso de diferentes programas. Com esse método, é possível somar os vários espaços de armazenamento ofertados.

Guardar arquivos em diferentes “lugares” na nuvem, no entanto, pode gerar confusão. Com os dados dispersos, a palavra de ordem é organização. E aí uma boa pedida é apostar em softwares como o MultCloud, um sistema simples que agrega as diferentes nuvens em um único “céu”.

Esse programa, também gratuito, permite gerenciar dados salvos nos maiores servidores: Dropbox, Google Drive, Microsoft SkyDrive, Amazon Cloud Drive, Box.net, SugerSync. Basta fazer um cadastro no www.multcloud.com.

Veja na tabela abaixo quais são os principais programas disponíveis e escolha a melhor opção para você:

Mas, assim como tudo na web, é preciso tomar cuidados como:

- Nunca trate o seu programa de armazenamento em nuvem como uma enorme lixeira. Crie pastas e mantenha-o organizado.

- Quando salvar um arquivo na nuvem que irá acessar em outro computador, feche o arquivo no primeiro computador depois de salvá-lo na pasta.

- Certifique-se de que você tem uma cópia local (em seu computador físico) dos arquivos mais importantes  - e não apenas a pasta replicada da nuvem em seu computador. Algo indesejado pode acontecer quando os arquivos na nuvem são atualizados ou excluídos de outro computador.

Deixe seu comentário