07/01/2014

Carnes que combinam com o calor

Ceviche, sashimi, steak tartare, carpaccio: escolha a melhor forma de ter uma alimentação leve e saborosa que tem tudo a ver com o verão

Tradicional prato peruano, o ceviche já tem recebido muitas releituras mundo afora, assim como o sashimi japonês. Os dois ainda têm em comum o fato de serem ótimas opções para os dias de calor, por serem servidos frios e feitos à base de peixes ou frutos do mar.

Enquanto o ceviche é considerado fácil de fazer (confira aqui uma receita e outras dicas), o sashimi é visto como um prato mais elaborado. Mas quem for se aventurar deve ter uma preocupação inicial: a qualidade do peixe, que deve ser fresco. O ideal é já levar o peixe limpo para casa, de preferência sem pele. Você também vai precisar de uma boa faca –as japonesas são as melhores, pois possuem corte apenas de um lado.

Cada peixe tem um jeito de ser preparado: o salmão (um dos sashimis mais tradicionais por aqui), por exemplo, deve ser partido ao meio para depois ser fatiado em tiras menores. No caso do atum, será  preciso cortá-lo em tiras antes de fatiá-lo. No corte, use a faca em toda sua extensão para que o corte seja único e não fique todo serrilhado.

Para acompanhar tanto o ceviche como o sahimi, a cerveja é uma ótima pedida. E os dois ainda vão muito bem com um vinho branco ou um espumante rosé.

Outra ótima forma de levar à mesa um prato frio são o steak tartare e o carpaccio. Os dois são carnes de boi consumidas cruas, o que exige uma atenção especial com a procedência e a limpeza da peça. Enquanto o steak tartare é uma mistura de carne –normalmente filet mignon moído– com ovos e temperos, o carpaccio é a carne fatiada temperada. Este último fica muito bom com queijo parmesão. Para acompanhar, o ideal é uma salada e uma bebida refrescante.

No Angeloni você encontra tudo o que precisa para preparar a refeição da sua família. Compre no site ou visite uma de nossas lojas.

Deixe seu comentário