09/01/2013

Especiarias: toque e sabor especiais aos alimentos

Confira a introdução de uma série sobre especiarias. Aprenda e surpreenda-se!

Especiarias: toque e sabor especiais aos alimentos

As especiarias, utilizadas da maneira correta e com criatividade, melhoram o sabor dos alimentos e podem transformar pratos simples em uma experiência memorável.

São praticamente infinitas as possibilidades de combinação com centenas de especiarias disponíveis no mercado, prontas para serem escolhidas em pó, em grãos, desidratadas ou frescas.

Até as mais comuns, como a noz-moscada ou a canela, são suficientes para quem está começando sua experiência na cozinha. Isso sem contar as ervas aromáticas que, por vezes, complementam o leque e dão um toque a mais a determinados pratos.

Quer apimentar mais um pouco? As pimentas não só realçam o sabor dos alimentos e das especiarias a que são misturadas, servem também em pratos doces.

Testar diferentes especiarias e outros sabores eleva a comida de todo dia, surpreendendo o paladar e arrancando elogios.

Tenha em mente que sempre podemos acrescentar algo, mas quando adicionado não tem como ser removido sem que altere o sabor do prato. Pode ser preciso começar tudo do zero. Por isso, a primeira dica é ser moderado. Experimente as especiarias de todo tipo, mas não exagere – especialmente se você ainda estiver conhecendo-as.

Nós iremos te ajudar a descobrir as principais iguarias, como combiná-las, com o que funcionam melhor e trazem mais sabor à mesa.

Na próxima semana, iniciaremos com a noz-moscada e a mostarda. No grupo de sementes e grãos, teremos ainda o cardamomo, o cominho e o cravo.  Açafrão, gengibre e cúrcuma serão trazidos em flores e raízes. As ervas – orégano, manjericão, coentro, alecrim, tomilho e louro – e as pimentas não vão ficar de fora.

Confira o 2º post da série, sobre a noz-moscada e a mostarda.

Deixe seu comentário