23/01/2013

ESPECIARIAS – Os sabores inconfundíveis do cominho e da erva-doce

O visual semelhante das sementes de cominho, kümell (cominho holandês) e erva-doce podem confundir o consumidor mais desavisado. Apesar de as três serem muito utilizadas para aromatizar pães e bolos, além de serem encontradas em licores, possuem sabores bem distintos. Conheça aqui um pouco mais sobre cada uma delas e saiba em que pratos e combinações podem ser melhor aproveitadas: 

COMINHO

De sabor complexo  e perfume marcante, mistura o adocicado com um toque de pimenta-do-reino. Por se dar bem com todas as especiarias – principalmente as de sabor mais acentuado, como pimentas, anis, gengibre e tomilho –, acaba sendo muito usado nas culinárias mexicana e indiana, sendo um componente essencial dos curries. No dia a dia, fica ótimo no tempero de feijões. Não esqueça que por ter sabor acentuado deve ser utilizado com moderação.

 

 

KÜMMEL (COMINHO HOLANDÊS)

Conhecido como o cominho holandês, o kümmel é muito utilizado como substituto do cominho, porém é mais doce, lembrando a erva-doce.

A semente é popular na culinária da Europa nórdica, principalmente em queijos e no preparo do chucrute.

 

 

 

ERVA-DOCE

Já a erva-doce, como o nome já sugere, é a mais doce das três e, por isso, acaba sendo mais aproveitada em confeitaria. De sabor mais aromático, seu perfume nos lembra o anis estrelado. Em pratos salgados, é muito utilizada no preparo de carne de porco e de frutos do mar, além de aves e cordeiro.

 

 

 

Que tal experimentar uma dessas especiarias em um prato que combina bem com o verão? Nossa sugestão é uma salada picante de feijão. Confira:

SALADA DE FEIJÃO BRANCO COM LINGUIÇA E COMINHO

Trocar o feijão por grão-de-bico também deixa a salada gelada deliciosa.

Ingredientes:

500 gramas de feijão branco cozido;

200 gramas de tomate cereja;

100 gramas de linguiça calabresa em rodelas;

½ xícara de azeite de oliva;

¼ de xícara de vinagre de vinho tinto;

2 a 3 dentes de alho;

1 colher de sopa de semente de cominho;

½ colher de chá de pimenta calabresa;

¼ de xícara de salsinha.

Modo de fazer:

Primeiro, cozinhe o feijão com água e uma folha de louro por 20 minutos, na panela de pressão. Escorra, tire o louro e reserve.

Enquanto isso, aqueça três colheres de azeite em fogo médio e toste, por um minuto, as sementes de cominho e a pimenta calabresa.

Abaixe o fogo e acrescente de dois a três dentes de alho amassados. Mexa constantemente até dourar e, em seguida, frite a linguiça, mexendo ocasionalmente.

Por último, misture o feijão, os tomates cortados ao meio e desligue o fogo.

Transfira para uma tigela, adicione o resto do azeite e o vinagre. Misture a salsinha bem picada, ou, se preferir, coloque a erva no momento de servir.

Leve para gelar.

Confira os demais post desta série:

Especiarias: toque e sabor especiais aos alimentos

Especiarias – Tire o melhor da mostarda e da noz-moscada

 

Deixe seu comentário